Na tarde desta sexta-feira (09), a Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) realizou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) sede, a segunda edição do carnaval dos usuários da política de assistência do município, reunindo no mesmo cortejo festivo idosos, adolescentes e crianças, fazendo-os reviver os antigos carnavais. O evento, que integra a programação do 10º Carnaval dos Carnavais, promoveu a convivência entre as diferentes idades, integrando as pessoas no contexto festivo do Brasil.

“Na oferta de serviços que realizamos na Semast sempre buscamos essa conexão. Em celebrações como esta marcamos mais fortemente este movimento de união das pessoas, de ensinar a conviver com as diferenças. Esta é a segunda vez que realizamos este evento e para todos nós da Semast este ano significou mais organização. Ano passado fizemos o evento mais na raça, porém, este ano planejamos mais e conseguimos deixar o nosso carnaval ainda mais bonito. Hoje, temo um grupo de pessoas mais coeso (integrantes dos grupos de convivência) e que se identifica enquanto grupo e isto é importante pra nós, e principalmente para eles”, disse a secretária da Semast, Fernanda Santana.

Segundo Miraldete Santos Ribeiro, que faz parte do grupo de convivência da sede, a melhor época do ano chegou. “Carnaval é momento de integração e eu me divirto muito com todas as farras. Antigamente eu não vivia, hoje vivo minha infância. Farei 60 anos em julho e agora, quero é aproveitar a vida”, ensinou.

Ao todo foram aproximadamente 300 pessoas circulando pelas ruas do Centro Histórico de São Cristóvão. Para Maria Helena de Menezes, que faz parte do grupo de convivência do conjunto Eduardo Gomes, carnaval é o período certo para ser feliz. “Eu adoro o carnaval, fiz quatro fantasias para este ano. O carnaval, para quem gosta de brincar, é uma festa saudável. Antes, eu não me divertia muito, por causa dos filhos pequenos, mas agora que estão todos criados, eu saio pra curtir a festa. Problemas? Todos nós temos, mas não vou ficar em casa emburrada, pra ter um enfarte. Eu prefiro brincar”, enfatizou ela que veio fantasiada de “Rainha do CD”.

Já Mauriste dos Santos Batista Silva, que integra o grupo de coordenadores de projetos do Lar Esmeralda enalteceu o papel da festa na vida social das crianças. “Trouxemos cerca de 40 crianças e adolescentes para a festa. O carnaval em si é um período especial porque acaba difundindo a cultura do Brasil, que é tão bela. Temos uma cultura rica em todas as cidades do nosso estado também, com influência baiana e pernambucana e assim temos que aproveitar. Tudo isso é importante para o aprendizado de nossas crianças. Tudo aqui é importante para o crescimento deles, para aumentar o nível cultural, a forma de conversar e se comunicar com a sociedade”, pontuou.

Programação do Carnaval dos Carnavais

SEXTA-FEIRA (09/02)
21h – BLOCO PIRILAMPUS - Praça do Carmo.

SÁBADO (10/02)
CENTRO HISTÓRICO
16h – BLOCO UNIÃO E PASTORAL DO IDOSO.
16h30 – BLOCO LASKETAS.
17h – BLOCO A PORTA.

DOMINGO (11/02)
BICA DOS PINTOS
15h – BANDA CHINA BAHIA.

CENTRO HISTÓRICO
13h – BLOCO MORDE FRONHA.
15h30 - BLOCO DOS ESTUDANTES.
16h - BLOCO MOLEKADA.
16h30 - BLOCO UNIÃO E PASTORAL DO IDOSO.
17h - BLOCO NEGROS DO ILÊ AXÉ.
18h - BLOCO PIRILAMPUS.

EDUARDO GOMES
09h- BLOCO RAYMUNDAS (concentração na Rua 11).
10h - BLOCO DA VALQUIRIA (concentração na Praça Comercial).
11h - BLOCO BORRÉIA (concentração do Bar do Borréia).
11h - BLOCO ALEGRIA (concentração em frente à Igreja do Tijuquinha).
11h - BLOCO PINGA-PINGA (concentração na Praça da entrada do Eduardo Gomes).
12h - BLOCO KENGAS E MARIAS (concentração no Renatão).
15h – BLOCO FREVORANDO (concentração na Praça Loreto).

SEGUNDA-FEIRA (12/02)
BICA DOS PINTOS.
13h - GRUPO CIDADE HISTÓRICA.
15h - ADALVENON E ANDREZA.
CENTRO HISTÓRICO.
16h – BLOCO FILHOS DE DEUS.
16h30 – BLOCO ZÉ DA FOLIA.
17h – BLOCO NEGROS DO ILÊ AXÉ.
17h30 – BLOCO LASKETAS.

TERÇA (13/03)
POVOADO COLÔNIA MIRANDA.
03h – SACO DA MADRUGADA.
12h – BLOCO JUNTO E MISTURADO.
POVOADO RITA CACETE.
15h – CARNACATÓLICO DO RITA CACETE (concentração no Rio Comprido).
BICA DOS PINTOS.
13h - GRUPO CIDADE HISTÓRICA.
14h - BLOCO VOU LHE PEGAR.
15h- ADALVENON E ANDREZA.

BAIRRO APICUM MEREM
14h30 – BLOCO AS PIRANHAS.
CENTRO HISTÓRICO.
15h30 - BLOCO DA PREVENÇÃO.
16h - BLOCO MOLEKADA.
16h30 - BLOCO UNIÃO.
17h - BLOCO NEGROS DO ILÊ AXÉ.
17h30 - BLOCO A PORTA.
18h – BLOCO PIRILAMPUS.
19h - CORTEJO COM BANDAS DE FREVO.

EDUARDO GOMES
10h – BLOCO FLA PAIXÃO (concentração na Praça da entrada do Eduardo Gomes).
10h – BLOCO TÔ NEM AÍ (concentração na Praça da entrada do Eduardo Gomes).
11h – BLOCO PINGA-PINGA (concentração na Praça da entrada do Eduardo Gomes).
12h - BLOCO DA VALQUÍRIA (concentração na Praça da entrada do Conj. Eduardo Gomes).

Fotos: Márcio Garcez.

Fernanda Santana