A Cidade Mãe de Sergipe já está no clima de carnaval, com atrações  até  terça-feira (13). O "Carnaval dos Carnavais" de São Cristóvão, na sua 10 edição, homenageia o folião Florisvaldo Costa Pereira, conhecido por Flô, e mantém a tradição dos blocos de rua, embasando a organização da própria comunidade. A  festa acontecerá simultaneamente no Grande Rosa Elze e no Centro Histórico, tendo como marca principal a participação popular.  Nos dias de folia, a cidade se adequa à festa momesca, mudando a sua rotina. Confira o que abre e fecha durante este período:

Mercado Municipal, sede

Abre no sábado e na quarta-feira, das 6h30min às 17h; e domingo e segunda-feira, das 7h às 12h.  Na terça-feira, não funcionará.

Feira do Centro Comercial do conjunto Eduardo Gomes

Funcionará todos os dias de carnaval, das 6h às 12 h.

Feiras livres da sede e do Grande Rosa Elze

Mantêm-se as feiras livres do município. Sábado, na sede e no conjunto Eduardo Gomes, das 5h às 15h. No domingo, há feira no Alto da Divinéia, das 5h das 15h.  Na quarta-feira, no conjunto Eduardo Gomes, das 15h às 22h.

Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos, sede
Funcionará todos os dias.

Urgência 24 horas, conjunto Eduardo Gomes
A unidade de Urgência 24h abrirá normalmente durante o carnaval.

Ponto de apoio
A Secretaria Municipal de Saúde terá um ponto de apoio durante toda a festa carnavalesca,  na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz), 328, sede.

Postos de Saúde
Nos postos de saúde não haverá atendimento no período de carnaval. Retornam às atividades na quinta-feira, no horário habitual: das 7h às 17h, na área urbana; das 7hàs 15h, nos povoados.

Casa do Folclore
A Casa do Folclore Zeca do Norberto, localizada no Centro Histórico de São Cristóvão,  abrirá no sábado, domingo e terça-feira, das 9h às 13h, não funcionando na segunda-feira. As atividades retornam à normalidade na quarta-feira, das 8h às 16h.

Casa das Bonequeiras
Localizada bem no início da Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz), no Centro Histórico, a Casa das Bonequeiras funcionará sábado, das 10h às 17h; domingo, segunda-feira, terça-feira, das 9h às 13h.  Na quarta-feira, abrirá das 10h às 17h.

Casa do Cordel
A Casa do Cordel  abrirá no sábado, das 10h às 17h; domingo, segunda-feira, terça-feira, das 9h às 13h.  Na quarta-feira, abrirá das 10h às 17h. Está localizada na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz).

Museu Histórico de Sergipe
O Museu Histórico de Sergipe (MHS) funcionará sábado, domingo e  terça-feira, das 9h às 13h. Na segunda-feira não abrirá, como acontece normalmente para limpeza e manutenção da unidade. Na quarta-feira, retorna ao horário habitual de funcionamento, das 10h às 16h. O MHS está localizado na Praça São Francisco, Centro Histórico.

Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, também localizado na Praça São Francisco, funcionará do sábado, domingo e  terça-feira, das 9h às 13h. Na segunda-feira não abrirá. Na quarta-feira, retorna ao horário habitual de funcionamento, das 10h às 16h.

Museu da Polícia Militar

O Museu Policia Militar de Sergipe, localizado no Centro Histórico, estará aberto à visitação no sábado, domingo e  terça-feira, das 9h às 13h. Na segunda-feira, não funcionará, voltando às atividades na quarta-feira, das 9h às 16h.

Casa do Iphan
A Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não funcionará durante a festa momesca, voltando às atividades na quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.  A Casa do Iphan está localizada na Praça São Francisco.

Biblioteca Lourival Baptista
A Biblioteca Lourival Baptista não funcionará durante o carnaval. Reabre na quinta-feira, das 8h às 17h.

Trânsito
Na sede municipal, noves vias serão bloqueadas durante o período momesco já a partir desta sexta-feira (9): Praça da Bandeira, professor José Alencar, Erundino Prado, Getúlio Vargas, Tobias Barreto, Messias Prado, Leão Magno e Praça São Francisco. A interrupção no trânsito ocorre até terça-feira. Já no Eduardo Gomes, não haverá bloqueio de ruas, somente orientação do trânsito com os agentes.

Bancos
As instituições bancárias permanecem fechadas de sábado a terça-feira, voltando a funcionar na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h.

Foto: Danielle Pereira