Registro. Abrindo o 10º Carnaval dos Carnavais, o bloco Acorda São Cristóvão desfilou na noite desta quinta-feira (08) pelas principais ruas do Centro Histórico atraindo, de acordo com a organização, cerca de 700 pessoas. Em sua sétima edição, o cortejo se consagrou como a expressão popular que antecede a festa momesca, acontecendo sempre para despertar as pessoas para os dias de festa que virão.

Segundo Danilo Dorneles, que faz parte da organização do evento, o Acorda São Cristóvão tem características bem definidas. “É um bloco aberto, onde as pessoas vêm brincar em paz. Não tivemos nenhuma ocorrência policial. Por ser a primeira manifestação carnavalesca, o Acorda acaba atraindo muita gente, que espera anoitecer para sair de casa e brincar. Esta foi a primeira vez que tivemos a participação da Fundação de Cultura e Turismo João bebe-Água (Fundact) apoiando o bloco e a experiência foi muito boa”, pontuou Danilo.

Folião do Acorda São Cristóvão desde sua fundação, José Américo Costa Santos Filho (Mequinho), contou que o bloco surgiu de um grupo de pessoas, os componentes da “Galera do Pitú”. “Saíamos num caminhão bebendo e chamando a população para acordar para o carnaval. A festa sempre aconteceu na quinta que antecede os dias de festa e este ano aconteceu da mesma forma, atraindo um público ainda maior”, disse.

Fotos: Danielle Pereira.