Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jairo Teixeira de Jesus, na sede, e agentes de saúde da região participam na manhã desta quarta-feira (6) de mais uma etapa do processo de formação permanente sobre calendário vacinal. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a atividade ocorre na própria unidade e tem por objetivo conscientizar as equipes sobre a importância da vacinação como uma ação preventiva de saúde pública.

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Juscimara Cristina dos Santos, a proposta é tirar todas as dúvidas sobre o calendário de vacinação- que apresenta mudanças periódicas-, além de fortalecer a prática como uma ação de política pública. “Pretendemos aumentar a cobertura vacinal no município. É fundamental que todos os profissionais de saúde estejam conscientes sobre a importância de imunizar a população sancristovense e da necessidade de acolher bem o cidadão”, explicou.

A atividade reserva espaço para as discussões sobre o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelo município, e o programa federal Bolsa Família. De acordo com  a coordenadora do PSE, Duane Marcelle Pereira, existe um trabalho feito em parceria para alcançar avanços na imunização em São Cristóvão. “Desde que iniciamos a ação conjunta nas escolas, este ano letivo, atualizamos em 60% o cartão de vacinação.  A imunização é imprescindível no desenvolvimento infantil, inclusive, a atualização vacinal é pré-requisito para o recebimento do Bolsa Família. São cuidados que devemos ter com nossas crianças e adolescentes”,  ressaltou.

Já a agente de saúde Sandra Valéria dos Santos disse que os encontros educativos contribuem para a organização do trabalho e deixam os profissionais bem atualizados. “A troca de informações reflete de maneira positiva na população, que tem acesso a um atendimento mais qualificado. Além disto, atividades como estas dão unidade à equipe”, avaliou.

Ações formativas sobre atualização do calendário vacinal serão realizadas em todas as unidades de saúde do município, tanto na sede quanto no Grande Rosa Elze.

Fotos: Danielle Pereira


Juscimara dos Santos, coordenadora de Imunização
Duane Pereira, coordenadora do Programa Saúde na Escola
Sandra dos Santos, agente de saúde