Uma oficina para transformar a cabeça dos jovens. Neste sábado (02), no Paço Municipal, adolescentes das Escolas Municipais São Cristóvão e Gina Franco estiveram reunidos participando da Oficina de Material Reutilizável, onde o foco foi aproveitar garrafas pets na confecção de vassouras e puffs. A iniciativa, que já era um projeto da Secretaria Especial de Agricultura e Meio Ambiente de São Cristóvão, recebeu o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

“A intenção é que esses jovens aprendam a reutilizar as garrafas pets para outros fins. Essas oficinas foram ensinadas pela primeira-dama de São Cristóvão, Sandra Santana para nós da Secretaria Especial de Meio Ambiente, e estamos retransmitindo agora esse conhecimento para que esses adolescentes verifiquem como mudar suas realidades, através de atitudes simples”, disse a diretora municipal de meio ambiente, Ana Carla Santos Andrade.

Segundo o engenheiro ambiental que também participou enquanto oficineiro, Elízio Cristóvão Souza, a confecção de vassouras é algo até certo ponto fácil de aprender. “Utilizamos 32 garrafas pets para fazermos uma vassoura bem resistente. Os participantes saíram da oficina vendo os produtos totalmente prontos e isto deu a certeza de que era possível construir vassouras e puffs”, contou.

Para João Rodrigues, a tarde de aprendizado já surtiu o efeito desejado pela oficina. “Aprendi tudo isso como uma grande novidade. Achava legal essa coisa de consciência ambiental e agora sei mais um pouco sobre o assunto. Com certeza olharei para uma garrafa pet com outro olhar”, contou o rapaz de 12 anos.

Já Kaylanne Prata Santos (13), a oficina foi algo totalmente inusitado, mas facilmente assimilado. “Acho que se eu me juntar, depois dessa oficina, com minhas colegas conseguiremos fazer um puff sim. Aprendi e achei fácil. Depois de hoje sei que prestarei mais atenção a esses assuntos de proteção ao meio ambiente e preservação do planeta”, finalizou.

Fotos: Márcio Garcez.

Kaylanne Prata Santos