Neste sábado, 11, a comunidade do Eduardo Gomes recebe o programa Minha Comunidade Segura. A ação será realizada no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, das 08h às 15h,  com atividades esportivas, palestras e exames relacionados à saúde.

O Programa visa à promoção da cidadania entre os jovens moradores e seus familiares em bairros que apresentam dados estatísticos de vulnerabilidade social e é realizado pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais.

O Minha Comunidade Segura funciona a partir do fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência; ocupação de espaços públicos como praças, movimentando-as por meio da promoção de eventos, apresentações culturais e atividades esportivas; acompanhamento e avaliação de criança e família em situação de vulnerabilidade; busca de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) para ampliar a oferta de cursos e atividades que possam ajudar crianças e adolescentes. A expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente.

A ação integra Plano Estadual de Segurança Pública e busca atingir o público formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos e seus familiares. Com a execução do Programa, a expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente. Após o trabalho inicial de cidadania, as escolas participantes passarão a receber quinzenalmente ações do Programa por parte das secretarias e órgãos e parceiros envolvidos.

Nesta edição, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão participa por meio das unidades básicas de saúde do município e do CRAS da região.

Programação

A programação do Evento contará com palestras para orientar a comunidade quanto à cultura da paz; a prevenção e redução do uso de drogas e ao combate a violência entre estudantes. As conversas serão coordenadas por equipes da Polícia Civil (Programa Acorde e DAGV), Polícia Militar (Proerd), das secretarias de Saúde, Educação, Inclusão e Esporte e Lazer.

Na ocasião, estarão disponíveis os serviços de emissão de carteiras de Identidade, de trabalho e identidade jovem e serão realizadas inscrições no Cadastro Único do Bolsa Família. Serão disponibilizados, ainda, serviços de atendimento de saúde, como aferição de pressão, serviços de atendimento à mulher e de prevenção e saúde bucal, teste glicêmico, teste DST e aferição de IMC, Índice de Massa Corporal.

O quê- Programa Minha Comunidade Segura;

Quando- Neste sábado, dia 11, a partir das 08 horas;

Onde- Colégio Estadual Professora Glorita Portugal - Rua 62, S/N - Conjunto Eduardo Gomes, Bairro Rosa Elze – São Cristóvão.