A Secretária Municipal de Saúde está realizando uma força tarefa para atender mulheres sancristovenses, numa ação eficaz de prevenção e combate ao câncer de colo de útero com a realização de exames de lâmina, de mama e teste rápido de HIV e sífilis. A ação acontece durante a manhã e tarde deste sábado (12), na Unidade Básica de Saúde Jairo Teixeira de Jesus, sede do município. 


A realização do exame conhecido popularmente como Papanicolau é de fundamental importância, pois o câncer de colo de útero costuma gerar sintomas tardios, o que acaba gerando um alto índice de mortalidade entre mulheres. De acordo com a enfermeira Mariana Aragão, esta ação tem o objetivo de oferecer a um maior número possível de mulheres um diagnóstico seguro e que garanta a integridade salutar da população feminina de São Cristóvão. “Os exames previnem e combatem está que é a terceira maior causa de morte por câncer de mulheres no mundo”, enfatizou a enfermeira.


Até às 15h de hoje, uma equipe formada por quatro enfermeiras e oito agentes de saúde realizam exames gratuitos nas mulheres. De acordo com a gerente da unidade de saúde, Acácia Ruth Pereira de Assis, a previsão é de que sejam atendidas mais de 200 mulheres. Somente na manhã de hoje, cerca de 70 mulheres já realizaram os exames. “Está é uma ação planejada que visa não só combater, mas também permitir o tratamento adequado”, informou a gerente.

 

A gerente da unidade salientou ainda que esta iniciativa é uma maneira de estar mais próximo da população, permitindo a qualidade de vida por meio de serviços gratuitos qualificados. “Atendemos a uma população que passou muitos anos sem assistência humanizada à saúde.  A meta desta gestão é de realmente acolher o cidadão. Não estamos aqui apenas realizando estes exames. Conversamos com os pacientes, ouvimos suas necessidades e agendamos outras consultas e exames”, salientou Acácia.


O atendimento acolhedor adotado pela atual gestão foi destacado pela dona de casa Maria Romana. “Cheguei logo cedo e fui muito bem atendida pela equipe. Saiu daqui satisfeita, pois fiz três exames e já agendei minha monografia”, comemorou.  Já a operadora de caixa, Josinete Cardoso dos Santos, soube da ação através do carro de som que circulava pela cidade e compareceu à unidade para realizar exames que não fazia há cinco anos. “Achei ótimo a iniciativa, porque agiliza o atendimento. Até liguei para minha irmã e minha cunhada para que elas também venham fazer os exames”, contou.


A agilidade do atendimento também foi elogiada pela empregada doméstica Ana Márcia Santos Siqueira. “Saio daqui feliz, pois consegui fazer três exames só nessa manhã. Tenho uma consulta ginecológica agendada e esses exames vão contribuir para a avaliação do meu médico”, concluiu.


Fotos: Danielle Pereira

 



 


Mariana Aragão e Acácia Ruth Pereira
Maria Romana