A Unidade Básica de Saúde Masoud Jalali, no Grande Rosa Elze foi o cenário de uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco em HIV e sífilis, nesta sexta-feira (11). A ação é parte de uma série de palestras que a Secretaria de Saúde de São Cristóvão está realizando em unidades de saúde do município.
 
A coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Viana Moreira, destacou a importância social da prevenção e tratamento das IST’s. “As doenças sexuais apresentam um aumento do número de casos em todo pais. Entendemos que a melhor maneira de evitar esse aumento dos casos de contagio é prevenção e a educação. Estas capacitações têm a função de atualizar os profissionais de saúde, bem como munir a população de informação para que eles possam, não só se cuidar, mas serem também disseminadores de informação para seus familiares, amigos e vizinhos”, informou.
 
A atividade reuniu profissionais da saúde e a comunidade do Grande Rosa Elze em torno de informações e serviços referentes às ISTs. A agende de saúde Edite Maria de Lima destacou a importância da reciclagem profissional que capacitações como estas proporcionam. “Essa palestra é importante porque ela nos permite aprender mais. O conhecimento que absorvemos aqui, será aplicado na comunidade”, disse a agente que atende cerca de 200 famílias no Jardim Universitário.

O encontro também serviu para que a comunidade pudesse tirar suas dúvidas. A aposentada Maria Acácia Santos elogiou a ação. “Foi uma palestra maravilhosa. Há muitas coisas que não sabemos. Aprendi muito aqui hoje sobre prevenção de doenças sexuais e seus tratamentos. Seria muito bom que mais e mais pessoas pudessem aprender e tirar suas dúvidas, como todos que estiveram aqui nessa manhã”, disse a aposentada.

Capacitações

A Secretaria de Saúde vem realizando capacitações com diversificadas temáticas relacionadas à saúde. No mês de agosto a temática foi infecções sexualmente transmissíveis. Na terça-feira (8) a atividade ocorreu na Unidade Básica de Saúde Jairo Teixeira de Jesus, na sede. Já nesta quarta-feira (9) a capacitação foi realizada na Unidade Básica de Saúde Jairo Teixeira de Jesus e também na Maria José Soares Figueiroa, no conjunto Eduardo Gomes. Hoje à tarde, a partir das 14 horas acontecerá a segunda palestra na Unidade Básica de Saúde Masoud Jalali.

Nos próximos meses a secretária já tem uma agenda de palestras nas unidades de saúde de São Cristóvão com as seguintes temáticas: arbovirose e esquistossomose; imunização e hepatites virais.

  
Fotos Jamisson Souza


Flávia Viana Moreira
Edite Maria de Lima
Maria Acácia Santos