Ocorreu na manhã desta quinta-feira (10) a abertura do “I Encontro de Formação e Qualificação de Mediadores e Facilitadores” do programa "Novo Mais Educação". A atividade prossegue até sexta-feira, 11, no Salão do Convento do Carmo, no Centro Histórico de São Cristóvão. Representando o prefeito Marcos Santana, a secretária de Governo do município, Paola Santana, participou da abertura do evento e destacou a importância do processo educacional para a formação dos cidadãos. Reforçou, também, o compromisso da administração com uma educação inclusiva e transformadora.

“Estamos sempre abertos a acolher, escutar e atender, dentro da nossa realidade, as demandas apresentadas. A educação está entre as prioridades da gestão, por entendermos o papel transformador que tem na sociedade. É com este olhar que gostaríamos que cuidassem das nossas crianças: sabendo da importância que a educação tem na formação e transformação de vidas”, pontuou Paola Santana.

Além da secretária de Governo, a mesa de abertura contou com as presenças da coordenadora do Novo Mais Educação em Sergipe, Armênia Christina Ribeiro; da professora doutora Maria Batista Lima; do representante da Diretoria de Educação Básica do município, Andrey Cesar Louzada; e da coordenadora do programa em São Cristóvão, Aluizia Ramos.

Cultura e pedagogia

O início dos trabalhos foi marcado pelas tradições foclóricas sancristovenses, com apresentação da taiera, sob o comando de Mestre Jorge, que está desenvolvendo um trabalho cultural na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Franco, na sede, já dentro das atividades do Novo Mais Educação.

Na programação desta quinta-feira houve, também, palestras sobre “A importância da educação em tempo integral”, com a coordenadora estadual do "Novo Mais Educação", Armênia Christina Ribeiro, e “Os princípios que norteiam o projeto político pedagógico”, com a professora doutora Maria Batista Lima.

Para a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Macário, o encontro será uma oportunidade para aprofundar as temáticas do programa, oferecendo uma maior capacitação aos integrantes do projeto. “Este é um momento importante, pois a acreditamos ser a formação uma das principais maneiras de avançarmos na construção de um novo projeto educacional no nosso município”, analisou.

Evolução do aprendizado

Já a coordenadora municipal do programa, Aluízia Ramos, apontou já ser possível registrar avanços com os trabalhos desenvolvidos- foram iniciados neste ano letivo. “Tenho acompanhado as atividades nas escolas e já é evidente a evolução do aprendizado dos alunos”, avaliou Aluízia Ramos, informando ainda que o programa será retomado em meados de agosto, com o reinício das aulas na rede municipal.

O "Novo Mais Educação" é um programa do governo federal, em parceria com estados e municípios. Tem por finalidade contribuir para a alfabetização e melhorar o desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado, por meio de acompanhamento pedagógico em jornada escolar ampliada e atividades interdisciplinares nos campos das artes, cultura, esporte e lazer. Em São Cristóvão é realizado em 20 escolas, onde atuam 120 voluntários, que estão contribuindo com a melhoria do desempenho educacional de 1.760 alunos.

Programação (sexta-feira, 11):

8h: Abertura

8h30min: Oficinas

Língua portuguesa e matemática, com as professoras Andréa Hermínia (secretária municipal de Educação) e Aldira Beatriz
Teatro, com Wellington Gomes
Dança, Pedro Danilo Paiva
Artesanato, Anne Caroline
Canto coral, Wellington Gomes
Esporte e lazer, com Pedro Danilo Paiva Costa (modalidades: atletismo, Voleibol, futebol, futsal, judô e capoeira)

11h30min: Apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Franco (percussão)

12h: Encerramento

Fotos: Danielle Pereira