A Secretaria de Saúde de São Cristóvão está realizando uma série de capacitações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco em HIV e sífilis. A atividade é voltada aos profissionais da Saúde da Família- aberta também à população em geral-, e ocorre durante todo o mês de agosto, na sede e no Grande Rosa Elze.
 
A diretora municipal de Vigilância em Saúde, Danielle Rodrigues, explicou que a proposta é atualizar os servidores da área, oferecendo novas informações sobre conceito, sintomas e tratamento das doenças, além de ressaltar os cuidados com a prevenção às ISTs. “É sempre importante esse contato para dar um suporte a mais e atualizar os profissionais que atuam no município, reforçando sempre a necessidade de conscientizar a população sobre os cuidados preventivos. Atuamos com a promoção à saúde e a prevenção às doenças”, argumentou. 
 
Na terça-feira, 8, a atividade ocorreu na Unidade Básica de Saúde Jairo Teixeira de Jesus, na sede, e foi específica para os médicos e enfermeiros do município. Eles tiveram, além da capacitação sobre as ISTs, um reforço sobre a realização do teste rápido para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites B e C. 

Já nesta quarta-feira, 9,  a ação ocorre pela manhã e tarde, na Unidade Básica de Saúde Jairo Teixeira de Jesus e também na Maria José Soares Figueroa, no conjunto Eduardo Gomes, reunindo os demais profissionais da saúde e a comunidade. 
 
Destacando a importância de estar sempre atualizada, a agente de saúde Maria Isabel dos Anjos valorizou a iniciativa: “É fundamental saber tudo que está ocorrendo para que possamos explicar melhor à população. Somos o elo entre a comunidade e a secretaria, e precisamos estar bem informadas, até para incentivar nosso público, especialmente os adolescentes e os jovens com quem lidamos diariamente, a se prevenir das doenças”, argumentou Isabel dos Anjos, que atua no Alto da Divinéia, na sede. 
 
A próxima capacitação ocorrerá na sexta-feira, 11, manhã e tarde, na Unidade Básica de Saúde Masoud Jalali, no Grande Rosa Elze. 




Danielle Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde
Maria Isabel dos Anjos, agente de saúde