A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (SEMAST), lançou na manhã desta quarta-feira, 17, na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) São Cristóvão, no Centro Histórico, o programa federal Identidade Jovem (ID Jovem). O evento contou com a participação da juventude sancristovense, que teve a oportunidade de assistir a apresentações artísticas, como a do grupo de hip hop Freestep, formado por jovens do município.

Destinado à população entre 15 e 29 anos, o programa permite o acesso com meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, também a vagas gratuitas, ou com 50% de desconto, no sistema de transporte coletivo interestadual. Os interessados em participar do programa devem pertencer a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do governo federal (com informações atualizadas há pelo menos 24 meses). 

Representando a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Fernanda Santana, a diretora de Planejamento da SEMAST, Elaine de Almeida, destacou a preocupação da atual gestão em propor iniciativas que valorizem essa parcela da população sancristovense.“Estamos à disposição da juventude de São Cristóvão para trabalharmos em parceria e desenvolvermos ações que possam contribuir na formação dos jovens”, frisou.

Segundo o coordenador municipal da Juventude, José Américo Costa, esta é mais uma oportunidade para que esse público específico tenha acesso a atividades culturais e de lazer a um valor mais acessível, o que oferece subsídios para o crescimento pessoal e profissional. “São ações que influenciam não só no presente, mas garantam um futuro melhor. Este é um direito conquistado que temos que usufruir”, argumentou. 

O jovem Carlos Oliveira, 22 anos, garantiu que se inscreverá: ”É muito bom, facilitará a nossa vida, porque poderemos ir a eventos a um preço muito mais barato. Vale a pena”, argumentou.  “Vou participar, com certeza”, garantiu a estudante Maria Cecília Santos, 17 anos. Para São Cristóvão estão sendo disponibilizadas cerca de nove mil vagas.

Atenção

Para se inscrever no programa basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu Número de Identificação Social (NIS) e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.  Para saber mais, acesse: www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

Caso você ainda não tenha o NIS, é só procurar o pólo do Cadastro Único, na sede e no conjunto Eduardo Gomes, e fazer a inscrição. É importante que esteja acompanhado por um responsável. Documentos necessários (originais): Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e título de eleitor. Caso o familiar já esteja cadastrado e queira incluir mais um filho, é necessário levar toda a documentação citada anteriormente de quem será incluído no cadastrado e também a declaração da frequência escolar dele.

Fotos: Danielle Pereira