O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participou na manhã desta terça-feira, 16, em Aracaju, de reunião para debater a política pública de recursos hídricos do Estado e apresentar o processo eleitoral para a composição dos novos membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Sergipe (CBHs) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH). 

Organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a iniciativa contou com as presenças de representantes do poder público em diversas esferas, entidades da sociedade civil e usuários– segmentos que integram tanto os comitês quanto o conselho. Na programação, palestra do superintende de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton da Rocha, sobre a participação dos municípios na composição do CBHs e CONERH.

Durante a abertura do evento, o prefeito Marcos Santana destacou a necessidade da participação da sociedade na construção do processo de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos. “Hoje já está consolidada a importância desse debate no nosso Estado. A diversidade dos segmentos representativos da sociedade aqui presentes - cidadãos, entidades, órgãos fiscalizadores, prefeituras, Estado- contribui efetivamente para o processo eleitoral, garantindo uma representação qualificada na condução da gestão do sistema hídrico do nosso Estado”, frisou o prefeito. 

Já o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, falou sobre a responsabilidade dos órgãos públicos em fortalecer essas instâncias e fomentar o controle social e a participação popular. “Temos que continuar fazendo o nosso dever de casa: construir a política de gestão dos nossos recursos hídricos, recuperar os mananciais, cuidar da água, das nossas florestas e rios. Cuidar agora para garantir o futuro”, argumentou.  

O secretário especial de Agricultura e Meio Ambiente de São Cristóvão, Carlos Tadeu Rosa, também esteve presente no evento. Membro do conselho estadual e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, Tadeu Rosa ressaltou o valor da iniciativa e frisou a importância desse processo. “O conselho estadual e os comitês referendam as atividades relacionadas aos recursos hídricos de Sergipe, todas as demanda passam por essas instâncias. Temos consciência da necessidade de estarmos presentes na construção das políticas públicas para o segmento. São Cristóvão, inclusive, pleiteará compor as novas diretorias”, disse o secretário. 

São Cristóvão integra a Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, juntamente com mais 25 municípios sergipanos. A Bacia do Rio Sergipe abrange 17% do território estadual. 

Assistência Social e Trabalho

Ainda na manhã desta terça-feira, o prefeito Marcos Santana e a secretária de Assistência Social e do Trabalho de São Cristóvão, Fernanda Santana, reuniram-se com o secretário de Estado Inclusão Social, Zezinho Sobral, na sede do órgão, em Aracaju.  O encontro teve como objetivo estreitar a parceira entre a prefeitura municipal e o governo estadual, além de construir ações conjuntas que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas no município, fomentando ações concretas de melhorias na vida da população sancristovense. 
 
Entre os pontos que foram debatidos estão a realização de cursos de capacitação sistemáticos na cidade, observando-se nas temáticas as necessidades locais; os programas do governo federal, entre eles o Criança Feliz; a participação de São Cristóvão nos programas do governo estadual na área social; e a implantação do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) no município- unidades na sede e no Grande Rosa Elze.  
 
Fotos: Márcio Garcez