(Registro)

No último sábado, 13, aconteceu em todo o Brasil o Dia D de vacinação contra a gripe influenza. Em São Cristóvão, o lançamento oficial ocorreu na Unidade Básica de Saúde Antônio Carlos Valadares e simultaneamente, as unidades Maria José Figueroa, Sinval, Raimundo Aragão, Luiz Alves e Massoud Jalali abriram suas portas para atender a população. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.540 pacientes foram vacinados durante a ação. A estimativa para o município é que sejam vacinadas 16 mil pessoas até o encerramento da campanha (previsto para o dia 26 de maio).

“O Dia D foi importante, pois mobilizou nossas equipes de saúde em prol de algo que precisa ser frisado sempre: a prevenção de doenças, neste caso, a gripe. Esperamos que até o fim da campanha mais sancristovenses procurem nossas unidades e tomem a vacina. É fundamental a prevenção contra a gripe influenza e a única maneira disto acontecer é se vacinando”, enfatizou o prefeito Marcos Santana.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde de São Cristóvão, Danielle Rodrigues, até o momento o município vacinou quatro mil pessoas. “Nossa estimativa é que mais 12 mil pessoas tomem a vacina e assim consigamos atingir a meta do município, que é de 16 mil doses. Até o fim da campanha estaremos recebendo a população e vacinação quem nos procurar”, enfatizou.

Vale frisar que O SUS oferece gratuitamente a vacina contra a gripe influenza para: crianças de seis meses a menores que cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas (e outras doenças que comprometam a imunidade) e professores de escolas públicas ou privadas.

Fotos: Danielle Pereira.