Há três meses, a Secretaria de Serviços Urbanos vem mapeando e iluminando pontos escuros da cidade. Com o objetivo de gerar mais segurança para os moradores, pedestres e motoristas, a Prefeitura de São Cristóvão vem ampliando o projeto de melhoria e modernização da iluminação pública. Até o momento, aproximadamente R$ 400 mil (procedentes da taxa de iluminação pública) foram aplicados nas ações de troca de braço (de poste) e luminárias (lâmpadas).

Nesta semana, na rua Venerável Teófilo dos Santos (nas proximidades da Sacel), o prefeito Marcos Santana acompanhou a instalação de 26 novos braços (de três metros) e lâmpadas vapor de sódio 250W (uma ação que custou R$ 5.596, 90). “É um trabalho que vamos potencializar em toda a cidade, levando luz às áreas que antes estavam no breu. Estamos dando retorno à população daquilo que ela vem contribuindo. Toda essa ação é paga com a taxa de iluminação, onde convertemos os recursos para a própria população”, enfatizou o prefeito.

O trabalho continuará nos próximos dias também no Grande Rosa Elze. De acordo com o cronograma da iluminação, a próxima rua que receberá os serviços da prefeitura será a José Amílcar Azevedo (rua do GBarbosa). Segundo Bruno da Hora, engenheiro responsável pelo setor de iluminação da Secretaria de Serviços Urbanos, nos últimos meses cerca de 1.500 lâmpadas foram substituídas em toda a cidade. “Inicialmente, o nosso trabalho foi o de recolocar lâmpadas em locais que já tinham a estrutura para tal, mas que estavam abandonados. Agora estamos planejando melhorar locais (como a rua Venerável Teófilo dos Santos) instalando toda a parte estrutural”, informou.

Além da parte urbana, a Prefeitura de São Cristóvão também já iluminou os povoados: Aningas, Rita Cacete, Colônia Miranda, Cardoso, Parque Santa Rita, Tinharé, Pedreira, Chica, Timbó, Arame I e II, Country Club, Vila Nova, São Gonçalo, Candeal, Saco dos Borges, Nova Conquista, Umbaubá, Caipe Velho e Cabrita. Já o Grande Rosa Elze (Eduardo Gomes, Tijuquinha, Lafayete Coutinho, Rosa Elze, Rosa Maria, Jardim Universitário, Madre Paulina, Luiz Alves I e II, Rosa do Oeste, Maria do Carmo, Várzea Grande, Conjunto dos Políciais, Jabotiana e Jardim Loreto).

Vamos iluminar?

Para denunciar locais sem iluminação pública, a população deve ligar para os telefones: (79) 3023-3033/ 99129-1619 (solicitação via Whatsapp). Vale ressaltar que a empresa Jaguar é a encarregada de prestar o serviço de iluminação pública ao município de São Cristóvão.