A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (SEMAST) é responsável pelas políticas públicas de Assistência Social e de Trabalho. Conforme a lei Federal n.º 8.742, de 07 de dezembro de 1993, e suas alterações, tem como objetivos a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

A esta Secretaria cabe o gerenciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em nível municipal, ofertando serviços, benefícios, programas e projetos previstos pela Política Nacional de Assistência Social.

A SEMAST conta com uma rede de unidades públicas, que realiza atendimentos para pessoas ou grupos de crianças, de jovens, de mulheres, idosos, pessoas com deficiência e outros públicos. O atendimento é feito por profissionais como assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, advogados e pedagogos, que procuram compreender a situação de cada um e atuam para melhorar as condições de vida, de relacionamento e de inclusão social.